14/02/2009

Queijo Camembert empanado

Dessa vez vai uma receita de origem francesa que aprendemos no espetáculo do chef Olivier Anquier. É um queijo bastante tradicional na França, mas é fácil de encontrar em muitos lugares. Achei interessante saber que nas refeições mais formais o queijo é servido após o prato principal e antes da sobremesa. Vamos lá?

Ingredientes:
  • 1 queijo Camembert médio (existem algumas marcas dependendo do supermercado, nós usamos o Polenghi e serviu muito bem; quem quiser gastar bastante compra o President)
  • Meia caixa de croutons (é meio caro, mas torradinhas devem dar o mesmo efeito)
  • 1 ovo
  • Meio tablete de manteiga

Receita:

  1. Prepare os ingredientes: retire o queijo da geladeira e deixe em temperatura ambiente uma meia hora antes (acabamos fritando o primeiro tirando direto da geladeira e ele ficou meio cru por dentro, apesar de bonito por fora); coloque os croutons num saco e bata com um martelo para triturar (não precisa exagerar, é bom que fique um pouco irregular com uns pedaços maiores sobrando); coloque essa farofa de crouton em um prato raso; quebre o ovo em uma tigela e misture a clara e gema
  2. Tire o queijo da embalagem (ele vem com uma membrana branca em torno dele, não tente retirar!! ela serve para manter a forma dele quando for fritar)
  3. Pegue uma frigideira e coloque no fogo médio
  4. Coloque a manteiga na frigideira pra ir derretendo
  5. Passe o queijo no ovo, melecando bem todos os lados
  6. Passe o queijo na farofa de crouton, sem deixar nenhuma parte de fora
  7. Com uma espátula (ou coisa semelhante) coloque cuidadosamente o queijo na frigideira
  8. Tente fritar de forma a dourar todos os lados, vá virando ele, mas cuidado porque esse processo é meio rápido, não tire o olho dele!
  9. Depois que estiver com um dourado bonito retire e sirva em um prato decorado com umas folhas verdes (na foto é só alface, mas tente fazer algo mais criativo)
Resultado:
Tempo de preparo: 15 minutos
Dificuldade: fácil (o mais difícil é acertar o ponto de fritura)
Sabor: quando a gente passa a faca naquela casquinha crocante e vem lá de dentro aquele queijo derretido é uma loucura. Muito bom e combina bem com uma saladinha
Nota: 7

Um comentário: