Depois de dois meses sem postagens aqui no blog estamos de volta com uma receita testada ontem com nossas cobaias nossos amigos Franz e Fofa. É mais uma do livro "A Itália de Jamie" (Jamie Oliver). O nome original é "Risotto con cipolle bianche dolci, cotechino e timo". Apesar de gostar muito das receitas do cara, sempre tem algum ingrediente meio complicado de encontrar. Nesse caso foi a linguiça cotechino. Mas como sempre, adaptamos para a nossa realidade. Ah, apesar da receita ser italiana a gente acompanhou (entre outros) com um vinho bem português: Periquita. Valeu!
Ingredientes:
- 350g de linguiça toscana
- 400g de linguiça pura
- 5 cebolas brancas
- 500g de arroz arbóreo
- 100g de manteiga
- dois dentes de alho
- 100g de parmesão ralado
- duas xícaras de vinho branco seco
- caldo de legumes (dois tabletes dissolvidos em 1 litro)
- tomilho
- azeite de oliva
- sal e pimenta
- Numa forma coloque todas as linguiças e 4 cebolas com casca e tudo no forno pré-aquecido. Deixe lá por pelo menos uma hora em 190°C.
- Enquanto isso prepare a base do risoto: numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de azeite e 30g de manteiga. Adicione 1 cebola picadinha e os dois dentes de alho picados. Após dar uma boa fritada (soffrito), acrescente o arroz e mexa por um minuto. Coloque o vinho e espere evaporar.
- Aos poucos vá hidratando o arroz com o caldo de legumes, sempre mexendo. Desligue o fogo depois de ter passado da metade do cozimento.
- Retire as linguiças e as cebolas do forno. Descasque as cebolas, pique grosseiramente 3 delas e corte em 4 partes grandes a que sobrou. Retire as peles das linguiças e esmigalhe sua carne. Dica do Franz: usamos o liquidificador para triturar melhor a carne.
- Retome o risoto, aqueça novamente, vá adicionando o caldo e colocando a cebola picada e a linguiça. Verifique o sabor e a consistência, se necessário tempere com sal e pimenta moída.
- Ao final, adicione a manteiga restante, o parmesão e o tomilho picadinho.
- Sirva o risoto com aquele pedaços grandes de cebola por cima.
- Coma o mais rápido possível! Sério, não é piada. Risoto perde suas características muito rápido, ainda mais no frio.
- Tempo: 2 horas
- Dificuldade: média
- Sabor: no geral ficou tudo muito bom, e foi fácil de identificar os sabores. A dica para as próximas é utilizar linguiças mais fortes.
- Nota: 8,5
Segue a foto da receita original:
Um comentário:
Hum... parece uma delícia! !
Postar um comentário